Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

domingo, 31 de julho de 2022 às 16:52

Lahesio Bonfim é oficializado candidato ao Governo do Maranhão

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, foi oficializado candidato ao governo do Maranhão na tarde deste domingo (31). Em uma convenção marcada pela espontaneidade dos presentes que lotaram a Batuque Brasil na Cohama, bairro de São Luís, Bonfim agradeceu a todos. “Eu não tenho eleitores, tenho apoiadores”, disse.

Apesar das dificuldades da campanha já relatadas por Lahesio em outras ocasiões, o comparecimento ao evento surpreendeu a todos os presentes. O espaço quase alcança a lotação máxima. Segundo a organização, não foram disponibilizados ônibus para o transporte dos presentes.

Durante a convenção foram anunciadas caravanas de todas as regiões do estado. "Eu estou com 77 anos, não tenho mais obrigação de votar, mas eu vou votar em Lahesio, porque ele vai mudar o Maranhão", disse Antonia Cavalcante, de 77 anos. Ela estava na caravana de Bacabal.

A convenção foi marcada pela apresentação de uma chapa proporcional competitiva que deve impulsionar ainda mais a campanha de Bonfim. Além dos convencionais, participou da convenção o senador Roberto Rocha. O senador enalteceu a capacidade de liderança de Aluisio Mendes, presidente do PSC, e desejou uma boa campanha para Lahesio.

O evento também serviu para apresentar o candidato a vice na chapa, Dr Gutemberg. “Primeiro é uma honra. Gratidão a Deus por me dar essa oportunidade de participar do movimento político mais importante do Maranhão nos últimos trinta anos. Segundo agradecer ao Lahesio Bonfim pela confiança por ter escolhido meu nome, que ele tenha certeza de que terá um vice leal, fiel, um vice que prestará todos os seus serviços para que ele possa não só chegar à vitória, mas fazer um grande governo. E eu, como vereador de São Luís no quinto mandato, estou aqui disposto a germinar nossas forças e potencializar muito mais São Luís”.

O presidente da legenda e candidato à reeleição na Câmara Federal, Aluisio Mendes, afirmou que o momento marca a trajetória pela verdadeira libertação do estado. "Estou participando hoje de uma convenção PSC, PMN e AGIR, é a convenção da libertação do nosso estado. Porque o doutor Lahesio Bonfim é para transformar a vida daqueles que mais precisam no nosso estado. Hoje é o dia da libertação".

Bastante emocionado em sua fala, Lahesio Bonfim apresentou aos presentes sua esposa, três filhos e sua mãe. O candidato do PSC afirmou que sabe das dificuldades que irá enfrentar na eleição, mas que não pretende desanimar. “Na minha vida inteira eu enfrentei gigantes, e na minha vida inteira eu os venci”, disse durante discurso.

Convenção homologa o nome de Leandro Bello para a disputa de uma vaga à Assembleia Legislativa do Maranhão

Realizada neste sábado no parque João Paulo II, em São Luís, a convenção da Coligação o Maranhão não Pode Parar, homologou os nomes que vão enfrentar a disputada eleitoral deste ano. Encabeçada pelo candidato à reeleição ao governado do Maranhão, Carlos Brandão, a chapa conta ainda com os candidatos Felipe Camarão, vice-governador, e Flávio Dino, que disputa a vaga ao Senado.

O Pedemos, que faz parte da coligação, apresentou os nomes de seus candidatos, com destaque para o nome de Leandro Bello, que disputará uma vaga para a Assembleia Legislativa. Com grande base eleitoral em Timon, Leandro Bello, também possui já possui influência em outros 20 municípios de todo o Maranhão.

“Foi uma grande festa da democracia e não tenho dúvidas do sucesso que esta coligação terá nas eleições deste ano, que é o time que está transformando o Maranhão para melhor, por isso o Maranhão não pode parar. Estamos muito felizes em participar dessa festa e colocar o nosso nome à disposição de nossa população”, destacou Leandro Bello.

Leandro Bello possui ampla experiência política, já ocupou cadeira de vereador na Câmara Municipal de Timon e foi suplente de deputado federal. Além disso, mesmo sem mandado eletivo, atuou e conquistou vários benefícios para o município de Timon, em especial na área da Educação, com destaque para a promoção de cursos profissionalizantes que já beneficiaram centenas de jovens.

sábado, 30 de julho de 2022 às 13:57

Paulo Marinho Júnior confirma candidatura ao cargo de deputado federal

O Partido Democrático Trabalhista (PDT), confirmou, durante convenção realizada na tarde de sexta-feira (29), Weverton Rocha como candidato a governador do Maranhão nas eleições 2022.

O evento aconteceu no Estádio Municipal Nhozinho Santos, em São Luís, e reuniu políticos e apoiadores da candidatura de Weverton ao governo do Estado.

O candidato a vice-governador será o deputado estadual Hélio Soares (PL). Durante o evento, também foi anunciado a candidatura de Roberto Rocha (PTB) para a reeleição para o Senado Federal.

Paulo Marinho Júnior, anunciou sua candidatura ao cargo de deputado federal, na chegada ao Estádio Nhozinho Santos, disse não saber descrever esse momento que entrou na história da política do Estado. "Hoje não tive palavras para descrever esse momento.

Quero agradecer primeiramente a Deus pois sem Ele nada disso teria sido feito.

Quero também agradecer pelo apoio e carinho das pessoas que pegaram mais de 8h de ônibus de Caxias para São Luís prestigiar esta festa. Agradecer aos amigos e a juventude de São Luís, vocês foram demais! Com todo este apoio, vamos mudar a realidade do nosso estado tão carente, pois o nosso futuro não é daqui a 2 anos, 4 anos, não não… NOSSO FUTURO É AGORA! ".

sexta-feira, 29 de julho de 2022 às 16:31

Ministro Alexandre de Moraes suspende pagamento de parcelas da dívida pública do Maranhão

Em análise preliminar do caso, o ministro levou em consideração a restrição à tributação estadual decorrente de leis federais que alteraram a cobrança de ICMS e o risco à continuidade da execução de políticas públicas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar para suspender o pagamento das prestações a vencer da dívida pública do Estado do Maranhão em relação a contratos firmados com a União, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Brazil Loan Trust 1.

Ao conceder liminar na Ação Cível Originária (ACO) 3586, o ministro levou em consideração a restrição à tributação estadual ocasionada pelas Leis Complementares federais 192/2022, que alterou o modelo de incidência do ICMS sobre combustíveis, e 194/2022, que limitou a alíquota do tributo sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Ainda de acordo com a decisão, a União fica vedada de executar contragarantias decorrentes do descumprimento dos contratos, caso venha voluntariamente a pagar as prestações.

Queda das receitas

Autor do pedido, o Estado do Maranhão informou a impossibilidade de pagamento das parcelas, entre elas, a referente a julho de 2022, sobretudo diante da queda das receitas estaduais em razão das alterações legislativas. O montante relativo à dívida pública do ente federado, a ser pago no exercício fiscal de 2022, ultrapassa os R$ 611 milhões, e compreende 14 contratos de financiamento.

Para o estado, seria inviável aguardar a possibilidade de compensação pela União de parte das perdas sofridas em razão da nova legislação, tendo em vista os diversos entraves administrativos impostos nos contratos. Alega que a execução de contragarantias pela União mediante bloqueios de repasses de cotas do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e retenção de receitas próprias diretamente das contas do Tesouro Estadual pode resultar na paralisação completa de serviços essenciais prestados à população local e na descontinuidade de inúmeras políticas públicas.

Desequilíbrio das contas

Ao acolher o pedido, o ministro Alexandre de Moraes observou que o Supremo tem adotado entendimento no sentido do deferimento de tutela judicial de urgência para suspender os efeitos de atos praticados pela União que possam comprometer, de modo grave ou irreversível, a continuidade da execução de políticas públicas ou a prestação de serviços essenciais à coletividade.

A seu ver, em análise preliminar do caso, é possível afirmar que a restrição à tributação estadual ocasionada pelas Leis Complementares 192/2022 e 194/2022, de forma unilateral, sem consulta aos estados, “acarreta um profundo desequilíbrio na conta dos entes da federação”.

Esse fator, na avaliação do ministro, torna excessivamente oneroso, ao menos no estágio atual, o cumprimento das obrigações contraídas nos contratos de financiamento que compõem a dívida pública dos entes subnacionais. Justificável, portanto, em seu entendimento, a suspensão do pagamento das prestações até que se viabilize um mecanismo que restabeleça o equilíbrio da base contratual. As informações são do STF.

PF deflagra operação para reprimir fraude ao INSS no Maranhão

PF identifica esquema criminoso de falsificação de documentos

Na manhã desta sexta-feira (29/7), a Polícia Federal, por meio da Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista do Estado do Maranhão, deflagrou a Operação Ad Aeternum, com a finalidade de reprimir fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

O inquérito policial, iniciado no ano de 2020, levou à identificação de um esquema criminoso no qual eram falsificados documentos públicos para fins de concessão e manutenção dos benefícios de amparo social ao idoso. Os titulares eram pessoas fictícias, criadas virtualmente.

Duas equipes da Polícia Federal cumpriram os mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de São Luís/MA e Paço do Lumiar/MA. As investigações serão aprofundadas a partir da análise dos materiais apreendidos, buscando a identificação de outros integrantes do grupo criminoso.

Os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de estelionato qualificado, cujas penas varia de 2 anos e 4 meses a 6 anos e 8 meses de reclusão.

De acordo com os cálculos do INSS, em apenas 7 benefícios, o prejuízo inicialmente apontado é de R$ 860 mil, entretanto há previsão dessa cifra ser muito maior após a análise do material recolhido. A economia proporcionada com a futura suspensão dos benefícios já identificados, considerando-se a expectativa de sobrevida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), é de R$ 634 mil.

*O nome da Operação é uma expressão em latim e significa algo eterno. Trata-se de uma referência ao modus operandi dos criminosos. As informações são da PF.

Eleições 2022: enquetes e sondagens estão proibidas a partir de 15 de agosto

A realização de enquetes ou sondagens sobre as Eleições 2022 está proibida a partir de 15 de agosto. A determinação está prevista na Resolução TSE nº 23.600/2019 e no calendário eleitoral.

Segundo a norma, enquete ou sondagem é “o levantamento de opiniões sem plano amostral, que dependa da participação espontânea da parte interessada, e que não utilize método científico para sua realização, quando apresentados resultados que possibilitem à eleitora ou ao eleitor inferir a ordem das candidatas e dos candidatos na disputa”.

A última vez em que as enquetes ou sondagens foram permitidas, nas Eleições Municipais de 2012, tiveram sua divulgação condicionada à informação clara de que se tratava de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostragem científica.

Em 2021, a norma do TSE sobre o tema sofreu algumas alterações. Entre elas, a determinação de que, se esse tipo de levantamento for apresentado ao público como se fosse uma pesquisa eleitoral, ele será reconhecido como pesquisa de opinião pública sem registro na Justiça Eleitoral.

Outra mudança foi a previsão de que, a partir do dia 15 de agosto, caberá o exercício do poder de polícia contra a divulgação de enquetes, mediante a expedição de ordem para que sejam removidas, sob pena de crime de desobediência, sem prejuízo de eventual representação cabível.

Anteriormente, esse tipo de levantamento deveria ser punido com o pagamento de multa. Contudo, com as alterações, o poder de polícia não mais autoriza a aplicação de ofício, pela juíza ou pelo juiz eleitoral, de multa processual ou de sanção a ser aplicada em representação. Assim, por possuir natureza administrativa, eventual caso sobre o assunto tramitará no Processo Judicial Eletrônico de 1º Grau da Justiça Eleitoral, na classe processual Notícia de Irregularidade da Propaganda Eleitoral (NIP).

Pesquisa eleitoral

Enquete ou sondagem eleitoral não é a mesma coisa que pesquisa eleitoral. Enquanto a pesquisa deve seguir os rigores dos procedimentos científicos, a enquete apenas faz a sondagem da opinião dos eleitores.

A pesquisa sobre as eleições é a indagação feita ao eleitorado, em um determinado momento, a respeito das candidatas e dos candidatos que podem disputar ou já concorrem no pleito. Os dados e as informações são cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral deverá conter as seguintes informações: quem contratou a pesquisa e quem pagou, com os respectivos números no CPF ou no CNPJ; o valor e a origem dos recursos; a metodologia usada; e o período de realização do levantamento. As informações são do TSE.

quinta-feira, 28 de julho de 2022 às 20:22

Modalmais/Futura: Lula e Bolsonaro aparecem em empate técnico

Levantamento divulgado nesta quinta-feira (28/7) aponta Lula com 39,6% e Jair Bolsonaro com 37,5%, dentro da margem de erro

Dados da pesquisa Modalmais/Futura, divulgada nesta quinta-feira (28/7), apontam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Sila (PT) tem 39,6% das intenções de voto nas eleições de 2022. O atual mandatário do país, Jair Bolsonaro (PL), ficou com 37,5%. Nesse cenário, os dois candidatos na liderança estão empatados dentro da margem de erro.

Os números fazem parte de pesquisa estimulada, na qual os entrevistadores apresentam uma lista de candidatos ao eleitor.

Em comparação com a última sondagem, divulgada em 30 de junho, os candidatos ficaram dentro da margem de erro, estimada em 2,2 pontos percentuais.

A preferência do eleitorado por Lula se manteve estável – de 38,9% para 39,6%. Situação semelhante foi observada em relação a Bolsonaro: as intenções de voto saíram de 37,6% para 37,5%, na mesma base de comparação.

No mesmo cenário estimulado, o pedetista Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com 7,4% das intenções de voto. Outros nomes da chamada terceira via também pontuaram, como Simone Tebet (MDB), com 1,9%; e André Janones (Avante), com 1,5%. Os demais postulantes não alcançaram 1%.

A pesquisa também registra que 6,1% pretendem votar branco ou nulo, e os que não sabem/não responderam representam 4,7% dos entrevistados.

Em eventual segundo turno entre os dois candidatos na liderança, Lula tem 46,2% das intenções de voto, ante 41,6% de Jair Bolsonaro. A parcela dos que votariam branco ou nulo é de 9,6%, enquanto 2,6% não sabem/não responderam.

Cenário espontâneo

Já na espontânea, na qual os eleitores não recebem a lista de candidatos, Lula lidera com 37,6% ante a parcela de 35,4% do eleitorado que pretende votar em Bolsonaro. Também neste cenário, os candidatos oscilaram dentro da margem de erro.

A preferência por Lula entre os entrevistados se manteve estável, em 37,6%, enquanto os que disseram votar em Bolsonaro saiu de 34,3% para 35,4%.

Dados da pesquisa

A pesquisa da Futura, encomendada pelo banco digital Modalmais, está registrada na Justiça Eleitoral sob número BR-07639/2022. Foram consultadas 2 mil pessoas em todo o território nacional. A margem de erro máximo estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e a confiabilidade é de 95%. As informações do site Metrópoles.

Petrobras reduz preço de venda da gasolina para distribuidoras

Medida entra em vigor nesta sexta-feira

A Petrobras reduz, a partir de amanhã (29), o preço médio de venda de gasolina para as distribuidoras de R$ 3,86 para R$ 3,71 por litro. A queda é de R$ 0,15 por litro. A medida foi anunciada hoje (28) a empresa.

Com isso, considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição do combustível comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor cairá de R$ 2,81, em média, para R$ 2,70 a cada litro vendido na bomba.

Segundo a companhia, a redução acompanha a evolução dos preços de referência, que se estabilizaram em patamar inferior para a gasolina. Além disso, acrescenta a empresa, a medida “é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio de seus preços com o mercado global, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.

Informações referentes à formação e composição dos preços de combustíveis ao consumidor obtidas no site da Petrobras. De acordo com a companhia, o objetivo é “contribuir para a transparência de preços e melhor compreensão da sociedade”. As informações são da Agência Brasil.

quarta-feira, 27 de julho de 2022 às 18:15

PRF no Maranhão realiza leilão virtual de veículos oficiais

Serão leiloados 44 veículos, divididos em lotes unitários e classificados em documentável e sucata

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Maranhão realizará um leilão virtual de alienação de veículos oficiais da frota do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, tendo em vista a necessidade de renovação da frota para melhor prestação de serviço público.

Tratam-se de viaturas que não apresentam mais condições de uso operacional, mas que podem voltar a circular desde que seja realizada a manutenção necessária.

Os veículos estão recolhidos nos pátios das Sedes da PRF no Maranhão e no Ceará. Ao todo, são 44 veículos divididos em lotes unitários e classificados em: documentável ou sucata, conforme Edital.

Documentável indica veículo recuperável, que a critério do comprador poderá voltar a circular após manutenção, descaracterização do veículo e/ou pintura para a cor determinada no documento, realização de vistoria e a transferência de propriedade, sendo da responsabilidade do arrematante comprador estas e outras despesas eventuais.

Já a sucata, destina-se, exclusivamente, ao reaproveitamento de peças, componentes e partes metálicas, indicando veículo que não poderá ser licenciado ou recolocado em circulação. 

O leilão será realizado na modalidade virtual e a sessão pública on-line está prevista para ser realizada no dia 19 de agosto de 2022, às 09:00h. A transmissão acontecerá através do site www.vipleiloes.com.br mediante um pré-cadastro. As fotos e descrições dos bens a serem leiloados também estão disponíveis no site, porém, serão meramente ilustrativas, não servindo de parâmetro para demonstrar o estado dos bens.

Visitação aos veículos

A visitação pública dos lotes de veículos destinados a leilão dar-se-á no período de 17 e 18 de agosto de 2022, das 09:00h às 12:00h e 13:00h às 16:00h. Com os lotes números de 01 ao 25 no pátio da antiga sede da SPRF/MA, localizada na Avenida Emiliano Macieira, nº 1800, BR-135, km 01, Bairro Vila Itamar, São Luís/MA (situado entre a SEMAPA e o depósito de cimento da APODI).

E os lotes números de 26 ao 44 no pátio da SPRF/CE, localizado na rodovia BR-116, km 06, n. 2100, Bairro: Cajazeiras, Fortaleza/CE, CEP 60.864-380. É permitida, exclusivamente, avaliação visual dos lotes sendo vedado o seu manuseio, experimentação, retirada/substituição de peças, etc. As informações são da PRF.

Pré-candidata Flávia Alves terá grande encontro político em Timon nesta quinta-feira, 28

A advogada e pré-candidata a deputada federal pelo PC do B Flávia Alves estará em Timon nesta quinta-feira, 28, onde terá um grande encontro com seus apoiadores no município. Irmã do deputado estadual Othelino Neto, também do PC do B, Flávia Alves tem arrebatado grandes adesões políticas em Timon, onde sua pré-candidatura conta com a coordenação do ex-secretário de infraestrutura de Timon, Delfino Guimarães.

O encontro de Flávia Alves com seu grupo em Timon está marcada para esta quinta-feira, 28, às 09h, na sede do seu comitê no município, localizado na avenida Teresina, Nº 1289.

Além de Delfino Guimarães, a pré-candidatura de Flávia Alves é trabalhada em Timon pelos suplentes de vereador James Cebolão (PT), Edson Lima (PROS), Nacy (PSD) e José Erisvaldo (PT), além de centenas de lideranças. Delfino Guimarães conta ainda que devem ser anunciadas novas e importantes adesões à pré-candidatura da advogada na reunião desta quinta-feira.

“Maior convenção da história do Maranhão”, diz Tiago Fernandes ao convocar para Convenção do PSB

O secretário de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, divulgou vídeo nas redes sociais para convidar a população para Convenção Estadual do PSB, no próximo sábado (30), às 16h, na Praça João Paulo II. A convocação de Tiago cativa servidores da saúde e a população de São José de Ribamar, cidade da qual já foi gestor da Saúde.

“Quero convidar você para participar da maior convenção da história do Maranhão. Homologaremos as candidaturas a governador de Carlos Brandão, do vice-governador Felipe Camarão, bem como a candidatura a senador de Flávio Dino. O Maranhão não pode parar”, convocou.

Tiago Fernandes se destaca entre os secretários mais atuantes e respeitados da gestão de Carlos Brandão. Por sua popularidade e resultados, o gestor estadual da Saúde está entre os nomes mais bem cotados para projetos do campo político do Maranhão. As informações são do Blog do Matias Marinho.

terça-feira, 26 de julho de 2022 às 20:26

Brandão tem vantagem de 11 pontos na corrida para o governo do Maranhão, aponta pesquisa

Pré-candidato do PSB aparece na pesquisa realizada pelo Econométrica/O Imparcial com 34,8% das intenções de voto, contra 23,6% de Weverton Rocha

A primeira pesquisa de intenção de voto para as eleições do governo do Maranhão realizada pelo Instituto Econométrica, aponta o atual governador Carlos Brandão na ponta da corrida para assumir o Palácio do Leões em 2023, além de um empate técnico entre Lahésio Bonfim, prefeito de São Pedro dos Crentes (PTB) e o senador Weverton Rocha (PDT).

O levantamento foi realizado entre 19 e 22 de julho em São Luís e mais 56 cidades do Maranhão. Na disputa estadual, estão no páreo sete pré-candidatos: Carlos Brandão (PSB), Weverton Rocha (PDT), Lahésio Bonfim (PSC), Edivaldo Holanda Jr. (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Simplício Araújo (Solidariedade) e Hertz Dias (PSTU).

Resultados

Os resultados da pesquisa Econométrica/O Imparcial estimulada para o Palácio dos Leões, o governador Carlos Brandão (PSDB) lidera com 34,8% das intenções de voto, seguido do senador Weverton, com 23,6%, e do prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (PTB), que completa o três primeiros lugares com 20,5%. O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), foi escolhido por 7,6% dos eleitores questionados.

Enilton Rodrigues seria o governador para 1,0% dos eleitores maranhenses, caso a eleição fosse hoje. O deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade) recebeu 0,5% das intenções, enquanto Hertz Dias (PSTU) teve 0,1%. 4,6% do eleitorado declarou que votaria em branco ou nulo, e 7,4% não souberam ou não responderam.

Rejeição

A pesquisa Econométrica/O Imparcial também questionou os eleitores sobre quais pré-candidatos eles não votariam de jeito nenhum – índice de rejeição. A pesquisa revelou que o governador Carlos Brandão teve o maior índice de rejeição dos pesquisados, com 28,3%, empatando de forma exata com o senador Weverton Rocha

27,4% do eleitorado consultado não escolheria de jeito nenhum o pré-candidato Lahésio Bonfim para ser governador do Maranhão em 2023. Em seguida, com 25,5% de rejeição, aparece o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Jr.

Simplício Araújo seria rejeitado por 19,9% dos eleitores, empatado tecnicamente com Enilton Rodrigues, com 19,0%. Completa a lista de rejeição Hertz Dias, com 15%. Não votaria em nenhum dos pré-candidatos somaram 4,5%, e não sabem ou não responderam 16,8%.

Pesquisa Econométrica/O Imparcial

Nesta pesquisa, foram ouvidas 1535 pessoas em 57 municípios do Maranhão, incluindo a capital São Luís, no período de 19 a 22 de julho de 2022, com uma margem de erro de 2,5% para mais ou para menos, e confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número MA-08398/2022. As informações são do O Imparcial.

segunda-feira, 25 de julho de 2022 às 19:15

Carga de bebidas com valor de mais de R$ 1 milhão é recuperada em Caxias

A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar do Maranhão

Na noite do último domingo (24), policiais rodoviários federais, em trabalho conjunto com a Polícia Militar do Maranhão, recuperaram uma carga de bebidas alcoólicas avaliada em R$ 1.116.863,21, tomada de assalto na cidade de Caxias/MA.

A equipe tomou conhecimento do fato através da empresa de rastreamento de veículos via satélite responsável pela carga roubada em Caxias. A informação era de que um veículo estava totalmente fora da rota prevista e que o sinal de desengate do semirreboque havia sido acionado, o que também não estava previsto. A ocorrência foi levada ao conhecimento da PRF em Caxias por uma guarnição da Polícia Militar.

De imediato, a equipe da PRF se deslocou até a localidade indicada no bairro Fumo Verde, em conjunto com a guarnição da PMs. Lá foi possível ver o semirreboque com a carga de bebidas alcoólicas dos mais diversos tipos.

Ao verem as viaturas chegando, pelo menos dois homens saíram correndo em direção à mata, abandonando também um carro no momento da fuga. Não foram encontrados os dois caminhões e os motoristas da empresa transportadora.

A parte interna da residência onde foi encontrada a carga, havia sido preparada para o recebimento de toda aquela quantidade de bebidas. No local, foi encontrado um caseiro, que informou já ter visto uma movimentação daquele tipo, mas com carga de óleo de cozinha.

Ainda no momento da fuga, os infratores deixaram para trás um porta documentos com duas identidades, um celular. E na cabine do caminhão utilizado no roubo foi encontrada uma maleta de uma pistola, calibre 9mm, da marca Taurus.

Os reais proprietários da carga foram comunicados e a ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil, a princípio, por roubo. As informações são da PRF.

Câmara de Timon realizará audiência pública para discutir a LDO-2023 nesta terça-feira

Está marcada para ser realizada nesta terça-feira, 26, a partir das 10h, no plenário da Câmara Municipal de Timon, uma audiência pública com o objetivo de demonstrar a avaliar o Projeto de Lei Nº 020/2022, de autoria do Poder Executivo municipal que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2023.

O presidente Uilma Resende ressaltou a importância da participação popular na audiência pública de discussão da LDO-2023. “É por meio da LDO que o poder executivo estabelece a previsão de investimentos que serão feitos no ano seguinte em diversas áreas, por isso essa peça orçamentária deve ser muito bem elaborada e discutida com os parlamentares e principalmente com a população, que é a parte mais interessada nessa questão. Ressaltamos que a presença e a participação da população timonense é essencial”.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e tem como função elencar as prioridades financeiras do governo para o ano seguinte, baseando-se no Plano Plurianual e servindo de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve ser apresentada no final do ano.

domingo, 24 de julho de 2022 às 17:04

PL oficializa Jair Bolsonaro como candidato à reeleição

General Braga Netto foi formalizado como vice na chapa do partido

O Partido Liberal oficializou neste domingo (24) a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição no pleito de outubro. Também foi formalizada a participação do general Braga Netto como candidato a vice-presidente na chapa que concorrerá a uma vaga no Planalto neste ano.

Durante convenção partidária no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, Bolsonaro lembrou dificuldades registradas em três anos e meio de governo. “Tivemos que enfrentar uma pandemia, uma guerra que não acabou ainda, uma seca como há muito não se via. Buscamos medidas para minorar o sofrimento do nosso povo. Alguns falam que eu não tenho olhado pelos mais pobres. Em 2020, quando falaram para todos ficarem em casa, eu disse para combatermos o vírus, mas sem destruir a nossa economia. Os informais foram obrigados a ficar em casa, para morrerem de fome”. 

“Todo dia, quando me levanto, eu tenho uma rotina. Dobro meus joelhos e rezo um Pai Nosso. Peço que o povo brasileiro nunca experimente as dores do comunismo. Peço força para resistir e coragem para decidir. Por vezes, tento entender como cheguei até aqui. Neste país, quando acreditamos, os nossos sonhos tornam-se realidade”, disse Bolsonaro.

Braga Netto não discursou na convenção.

Perfil

Jair Messias Bolsonaro é militar reformado, capitão do Exército. É o 38º presidente do Brasil desde 1º de janeiro de 2019. Foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 2018. Nasceu em 1955, no município de Glicério, no interior do estado de São Paulo, mas morou em várias cidades paulistas. Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977. Posteriormente, serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército. Casou-se três vezes. É pai de cinco filhos e casado com Michelle Bolsonaro.

Walter Souza Braga Netto nasceu em Belo Horizonte em 1957. Militar da reserva, alcançou o posto de general de Exército. Entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2019, chefiou a intervenção federal no Rio de Janeiro. Foi comandante Militar do Leste até fevereiro de 2019, quando assumiu a chefia do Estado-Maior do Exército. Em fevereiro de 2020, assumiu o cargo de ministro-chefe da Casa Civil. Em março de 2021, foi nomeado Ministro da Defesa. As informações são da Agência Brasil.

sábado, 23 de julho de 2022 às 14:27

Varíola dos macacos: OMS declara emergência internacional de saúde

Anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu hoje (23) declarar que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa.

“Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse Tedros.

A decisão não foi consensual entre membros do Comitê de Emergência da OMS, mas o diretor-geral decidiu ir adiante com a declaração. Ele destacou que o vírus tem se espalhado rapidamente por diversos países, o que aumenta o risco de disseminação internacional. Outra preocupação expressada por Tedros diz respeito ao potencial do vírus de interferir em viagens de um país para outro, como ocorreu com a covid-19. No entanto, a OMS ainda considera o risco baixo.

A varíola dos macacos é uma causada por um vírus e transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode se dar por meio de abraço, beijo, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo infectado.

Uma das preocupações da OMS é com o estigma que a doença pode provocar, uma vez que a maioria dos contaminados são homens que se relacionam sexualmente com outros homens, especialmente aqueles com múltiplos parceiros.

“Em acréscimo às nossas recomendações aos países, também chamo as organizações da sociedade civil, incluindo aquelas com experiência no trabalho com pessoas HIV positivo, para trabalhar conosco na luta contra o estigma e a discriminação”, disse Tedros. As informações são da Agência Brasil.

sexta-feira, 22 de julho de 2022 às 19:32

Schnneyder é confirmado candidato a deputado estadual pelo MDB

Em uma convenção bastante prestigiada, o MDB confirmou a candidatura do coronel Schnneyder a deputado estadual, representando a cidade de Timon e a região Leste do estado. Em uma convenção bastante prestigiada, o MDB confirmou a candidatura do coronel Schnneyder a deputado estadual,

Surpresa nas eleições de 2020, quando quase derrubou a dinastia dos Leitoa no quarto maior município maranhense, Schnneyder chega ao partido, presidido pela ex-governadora Roseana, com a missão de ajudar a renovar a sigla, não apenas em nome, mas, essencialmente, na forma de trabalhar a política.

Em sua fala, o comandante exaltou o gigantismo do partido e disse estar preparado para ir às ruas levar a mensagem da nova e boa política, “sempre pensando no fortalecimento da região Leste e, principalmente, da cidade de Timon, que hoje tem o terceiro maior colégio eleitoral do Maranhão”.

Durante a convenção, o MDB confirmou apoio à pré-candidatura do governador Carlos Brandão à reeleição. Presente, Brandão agradeceu o apoio dizendo que essa foi uma aliança construída com muito diálogo e que será importante para a caminhada.

No sábado, Schnneyder recepcionará Brandão, Camarão e Flávio Dino, no evento da caravana “O Maranhão não pode parar”, que acontece a partir das 9h, no Mega Hall em Timon. As informações são do Blog do Gilberto Léda.

Brandão lidera disputa para o governo em São Luís, aponta pesquisa

O Blog do Gilberto Léda divulga nesta sexta-feira, 22, com exclusividade, mais um levantamento do instituto Econométrica sobre a sucessão para o Governo do Maranhão.

A nova pesquisa de intenções de votos foi realizada apenas em São Luís, com 1.053 entrevistas feitas entre os dias 10 e 13 de julho. O registro foi feito na Justiça Eleitoral sob o número MA-06813/2022. A margem de erro é de 3%, com um intervalo de confiança de 95%.

O resultado aponta que o governador Carlos Brandão (PSB) lidera a corrida na capital, com 28,7%, pouco mais de 3 pontos percentuais à frente do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PSD), que tem 24,4%.

O terceiro colocado é o senador Weverton Rocha (PDT), que aparece com 19%, seguido por Lahesio Bonfim (PSC), 10,4%; Simplício Araújo (SDD), 0,8%; Enilton Rodrigues, 0,7%; e Hertz Dias (PSTU), 0,2. Brancos e nulos somaram 9,4% e Não sabe/não responderam, 6,5%.

Confronto direto

A Econométrica também levantou alguns cenários de confronto direto. Nesse caso, Brandão venceu todos os cenários sugeridos. E Edivaldo Holanda Júnior venceu o senador Weverton Rocha.

Veja os números 


quarta-feira, 20 de julho de 2022 às 17:09

Câmara de Timon aprova reajuste aos agentes de saúde e agentes de endemias

Foi aprovado na manhã desta quarta-feira, 20, o projeto de lei que garante o reajuste salarial aos agentes de saúde e agentes de endemias de Timon, valor esse fixado em dois salários mínimos, da mesma forma que consta do projeto de lei federal para a categoria em todo o país.

O projeto aprovado nesta manhã não é o mesmo que havia sido apresentado na última segunda-feira, 18, que naquela ocasião estabelecia o valor fixo de R$ 2.424 para o piso da categoria. Na segunda-feira, 18, os vereadores da base da prefeita Dinair Veloso se recusaram a votar o projeto, com uma emenda do vereador Juarez Morais que modificava a redação artigo que fixava o valor da base salarial da categoria, mudando de R$ 2.424 para dois salários mínimos. 

Na terça-feira, 19, a prefeitura retirou o primeiro projeto e apresentou outro, com apenas uma modificação, a mesma que estava na emenda apresentada pelo vereador Juarez Morais, retirando o valor de R$ 2.424 e fixando o piso da categoria em dois salários mínimos. 

A aprovação do projeto de lei, por unanimidade foi muito comemorado por toda a categoria e por todos os parlamentares da Casa, que após o fim da votação se uniram aos agentes de saúde e de endemias para o registro de fotos na Avenida Paulo Ramos, em frente à Câmara.

O vereador Uilma Resende comemorou a aprovação do projeto e parabenizou a categoria que lutou para que seus direitos fossem respeitados. 

“Os agentes de saúde e de endemias deram um exemplo de como defender seus direitos, no projeto enviado para esta Casa na segunda a prefeitura havia feito uma modificação que prejudicaria toda a classe pois todos os anos eles deveriam voltar a negociar o reajuste dos salários sempre que o governo federal aumentasse o salário mínimo. Mas eles lutaram e a prefeitura modificou o projeto, já que eles não queriam votar a emenda do vereador Juarez, que fixava o piso em dois salários mínimos, que era tão somente o que dizia a lei federal. Mas independente disso, a categoria ganhou, lutou e conquistou seu direito e agora o piso será reajustado sempre que o governo federal fizer a correção do salário mínimo, o que torna a categoria mais forte e independente. Parabéns a todos”, destacou Uilma Resende.

PF desarticula organização envolvida em fraudes licitatórias

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 1 de prisão temporária

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 20/7, nas cidades de São Luís/MA, Dom Pedro/MA, Codó/MA, Santo Antônio dos Lopes/MA e Barreirinhas/MA, a Operação Odoacro, com a finalidade de desarticular associação criminosa estruturada para promover fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A investigação constatou a existência de um engenhoso esquema de lavagem de dinheiro, perpetrado a partir do desvio do dinheiro público proveniente de procedimentos licitatórios fraudados.

As diligências apontaram para a utilização do mesmo modus operandi, inclusive com as mesmas pessoas interpostas e empresas de fachada, de condutas realizadas em 2015, quando a Polícia Civil conseguiu identificar uma associação criminosa instituída para desviar recursos públicos do Município de Dom Pedro/MA.

Após a referida operação policial, notou-se que o esquema criminoso não recuou, ao contrário, acabou crescendo exponencialmente nos anos posteriores, alterando, apenas, a origem da verba desviada - que passou a ser federal.

Descobriu-se que são constituídas pessoas jurídicas de fachada, pertencentes formalmente a pessoas interpostas, e faticamente ao líder dessa associação criminosa, para competir entre si, com o fim de sempre se sagrar vencedora das licitações a empresa principal do grupo, a qual possui vultosos contratos com a Codevasf.

O líder desse grupo criminoso, além de colocar as suas empresas e bens em nome de terceiros, ainda possui contas bancárias vinculadas a CPFs falsos, utilizando-se desse instrumento para perpetrar fraudes e dificultar a atuação dos órgãos de controle.

Ao todo, 80 policiais federais cumpriram as determinações judiciais expedidas pelo 1ª Vara Federal de São Luís/MA, que decorreram de uma representação elaborada pela Polícia Federal.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação, lavagem de capitais e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 16 anos de prisão.

Como a associação criminosa ora desmantelada é liderada por um investigado apelidado de “Imperador”, denominou-se a presente fase ostensiva de “Operação Odoacro”, em referência ao sobrenome do soldado italiano que capitaneou uma revolta que colocou fim ao Império Romano. As informações são da PF.

Ex-prefeito e vereadores do PDT declaram apoio à reeleição de Carlos Brandão

O ex-prefeito do município de Jenipapo dos Vieiras, Moisés Vieira (PDT), reafirmou que não apoiará a candidatura do senador Weverton Rocha (PDT) para o Governo do Maranhão.

Moíses Vieira usou de sua forte influência para agregar os vereadores Lamartine (PSDB), Zé do Tico (PDT) e Elisa (PDT) ao projeto de reeleição do governador Carlos Brandão (PSB).

Cada vez mais enfraquecido, o senador Weverton Rocha vai vendo o seu foguete esvaziando com riscos eminentes de ser ultrapassado até pelo pré-candidato do PSC, Lahesio Bonfim. As informações são Matiais Marinho.

terça-feira, 19 de julho de 2022 às 19:57

PF deflagra operação para apurar fraudes envolvendo o Auxílio Emergencial

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de furto mediante fraude, estelionato, falsidade ideológica e uso de documento falso

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19/07), operação para cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela justiça federal na cidade de Imperatriz/MA, visando a aprofundar investigação destinada a apurar a ocorrência fraudes comunicadas à Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial - BNFAE.

A partir das diligências foi possível detectar que os investigados teriam sido beneficiários dos valores de pelo menos 51 contas do auxílio emergencial por meio de pagamentos de boletos e transações bancárias, no período compreendido entre 30/05/2020 a 11/06/2020, num montante fraudado de R$ 41.235,39 (quarenta e um mil e duzentos e trinta e cinco reais e trinta e nove centavos). Ademais, um dos investigados utilizou um RG falso em nome de terceira pessoa para abrir uma conta junto a um banco para possibilitar a realização de transações bancárias e obtenção de vantagem indevida.

Segundo apurado até o momento, os investigados se utilizavam de documentos falsos em nome de terceiros para abertura de contas em bancos digitais para a emissão de boletos bancários pagos com valores sacados indevidamente do auxílio emergencial de vítimas diversas, causando prejuízos às mesmas e à União.

No cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência de um dos investigados foram arrecadados diversos aparelhos de celular, notebook, cartões bancários em nome de terceiros, e alguns documentos de identidade falsos, tanto em nome do próprio investigado como de outras pessoas, cujas participações serão devidamente apuradas, além da quantia R$ 29.000,00 (vinte e nove mil reais) em dinheiro.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de furto mediante fraude, estelionato, falsidade ideológica e uso de documento falso, entre outros que porventura estejam conexos. As informações são da PF.

Eleições 2022: TSE divulga limites de gastos nas campanhas

Os valores serão os mesmos adotados em 2018, atualizados pelo IPCA

Por meio da Portaria nº 647, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou no Diário da Justiça eletrônico desta terça-feira (19) os limites de gastos para as campanhas eleitorais de 2022.

De acordo com o documento assinado pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin, e em conformidade com a decisão do Plenário, os valores são os mesmos adotados nas eleições de 2018, atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aferido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O valor mais alto é para a campanha à Presidência da República. No primeiro turno, os candidatos poderão gastar até R$ 88.944.030,80. No segundo turno, haverá um acréscimo de R$ 44.472.015,40.

Confira a tabela com as quantias referentes também aos cargos de governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital.

A divulgação atende ao previsto pela Resolução TSE nº 23.607/2019, que informa que o limite fixado é único e inclui os gastos realizados pela candidata ou pelo candidato a vice ou suplente. Segundo Fachin, a edição do texto foi necessária, tendo em vista que, até o momento, o Congresso Nacional não elaborou lei específica para fixar os limites de gastos de campanha para o pleito. As informações são do TSE.

Tá na conta! Prefeito Bruno Silva realiza pagamento dos servidores públicos municipais

PAGAMENTOS

O prefeito Bruno Silva, utilizou sua rede social, para anunciar pagamentos dos servidores públicos municipais.

“Na sexta (15), pagamos a primeira parcela do 13º salário dos servidores efetivos e o piso nacional dos agentes de saúde e endemias com retroativo. Nesta segunda (18), realizamos o pagamento antecipado da folha de julho, de todos os servidores da administração”, disse ele.

Para a cidade, o impacto positivo financeiro é muito grande, já que são mais de R$ 9,5 milhões que estão sendo injetados diretamente na economia local.

É diversão de primeira, com dinheiro circulando e comércio aquecido!

segunda-feira, 18 de julho de 2022 às 16:13

Câmara dos Deputados entra em recesso nesta segunda-feira (18)

A Câmara dos Deputados inicia a partir desta segunda-feira (18) o período de recesso parlamentar, que vai até o dia 31 de julho.

O deputado Paulo Marinho Júnior, disse que os problemas do país precisam ser encarados de frente. "No primeiro semestre, pautas significativas foram votadas, mas o trabalho poderia ser  mais produtivo. Os principais problemas do Brasil continuam sem serem encarados de frente. Os impostos são um exemplo. Mudamos o Código Tributário Nacional, classificando combustiveis e telecomunicações como bens essenciais, porém, temos muitos assuntos que precisam se adequar à realidade brasileira".

No retorno do recesso, além do rol taxativo, os deputados também devem votar medidas provisórias perto do prazo final de vencimento e alguns projetos que tiveram a urgência aprovada no último dia de trabalho antes do recesso. Entre eles estão o projeto de lei que estabelece perda automática de cargo, emprego, função pública ou mandato eletivo para os condenados por violência contra a mulher, por crimes de feminicídio, estupro ou lesão corporal; PL 462 de 2020, que permite o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de mais de um imóvel; PL 252 de 2003, que estabelece novas regras para os concursos públicos.

Os parlamentares também devem discutir os vetos de dois projetos de lei: o que trata da exploração de ferrovias e o que prevê a criminalização de notícias falsas, as fake news.

(Assessoria)

TSE determina remoção de conteúdo com acusações contra Lula e o PT

O presidente em exercício do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinou a imediata remoção de conteúdo divulgado no YouTube que faz campanha negativa contra o pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na decisão, Moraes destaca que liberdade de expressão não pode ser confundida com liberdade de agressão e nem de destruição da democracia, das instituições e da dignidade e honra alheias.

“Liberdade de expressão não é liberdade de propagação de discursos mentirosos, agressivos, de ódio e preconceituosos”, asseverou.

O caso

A representação foi ajuizada pelo PT contra os responsáveis pelos canais "Dr. News"; Jornal da Cidade (revista "A Verdade"); Max Guilherme Machado de Moura; Flávio Bolsonaro; Carla Zambelli; Jornal Minas Acontece; Cláudio Gomes de Carvalho; Hélio Lopes; canal do Youtube “Políticabrasil24"; usuário “Titio 2021” e perfil “Zaquebrasil”, ambos da plataforma Getter; e Gilney Gonçalves.

De acordo com a ação do PT, os conteúdos divulgados são notícias falsas construídas a partir de uma narrativa segundo a qual haveria relação entre Lula e a organização criminosa Primeiro Comando Capital (PCC), que juntos estariam por trás do sequestro e assassinato do prefeito Celso Daniel, em 2002.

Conforme argumentou o partido, as falsas informações “descontextualizadas ou sem qualquer demonstração de provas” ferem gravemente o equilíbrio da campanha eleitoral e a honra e a imagem do pré-candidato.

Liberdade e responsabilidade

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes destaca que a liberdade do direito de voto depende da ampla liberdade de discussão, de maneira que deve ser garantida aos pré-candidatos, candidatos e seus apoiadores a ampla liberdade de expressão e de manifestação, possibilitando ao eleitor o pleno acesso às informações necessárias para o exercício da livre destinação de seu voto.

Ele destaca, porém, que a Constituição Federal consagra “LIBERDADE e RESPONSABILIDADE”; “não permitindo de maneira irresponsável a efetivação de abuso no exercício de um direito constitucionalmente consagrado; não permitindo a utilização da ´liberdade de expressão´ como escudo protetivo para a prática de discursos de ódio, antidemocráticos, ameaças, agressões, infrações penais e toda a sorte de atividades ilícitas”.

Nesse contexto, segundo ele, a atuação da Justiça Eleitoral deve ser mínima em preponderância ao direito à liberdade de expressão dos candidatos, ou seja, deve apenas coibir práticas abusivas ou divulgação de notícias falsas, de modo a proteger o regime democrático, a integridade das instituições e a honra dos candidatos, garantindo o livre exercício do voto.

Conforme destacou o ministro na decisão, há nítida percepção de que as mentiras divulgadas objetivam, de maneira fraudulenta, persuadir o eleitorado a acreditar que um dos pré-candidatos e seu partido, além de terem participaram da morte do ex-prefeito Celso Daniel, tenham ligação com o crime organizado, com o fascismo e com o nazismo, tendo, ainda igualado a população mais desafortunada ao papel higiênico.

“O sensacionalismo e a insensata disseminação de conteúdo inverídico com tamanha magnitude pode vir a comprometer a lisura do processo eleitoral, ferindo valores, princípios e garantias constitucionalmente asseguradas, notadamente a liberdade do voto e o exercício da cidadania”, destacou.

Liminar e multa

A decisão é liminar e vale até que a questão seja analisada pelo Plenário da Corte. O não cumprimento da medida acarretará multa diária de R$ 10 mil aos envolvidos. As informações são do TSE.

domingo, 17 de julho de 2022 às 10:23

Schnneyder cumpre extensa agenda política na zona rural de Timon

O pré-candidato a deputado estadual Comandante Schnneyder esteve neste sábado (16), em vários povoados da zona rural de Timon em mais um dia de corpo a corpo com a população, marca do militar desde sua primeira disputa eleitoral nas eleições de 2020 e que continua em 2022. 

Schnneyder passou pelos povoados Castelo, Jacaré, Ponte, Bonitinho finalizando sua andança pela zona rural do município com uma grande reunião no povoado Morro do São Benedito organizada pelo suplente de vereador Ferdinand Almeida.

Schnneyder agradeceu ao suplente de vereador Ferdinand Almeida pela organização da reunião e aos moradores pela grande receptividade. "Neste sábado (16), estive ao lado do suplente de vereador Ferdinand Almeida no povoado Morro do São Benedito na zona rural de Timon e agradeço todos os moradores pela receptividade", disse.

Schnneyder mostra mais uma vez que sua caminhada, com simplicidade, sem alarde, vem conquistando cada vez mais os timonenses. Conversando cara a cara, olho no olho, se mostrando próximo das pessoas, ouvindo seus problemas, o militar vai pavimentando os caminhos para uma vaga na Assembleia do Maranhão.

sexta-feira, 15 de julho de 2022 às 20:37

Tiago Fernandes se destaca no combate à pandemia no Maranhão

Em apenas três meses e meio à frente da Secretaria de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes tem comandado grandes ações no combate à Covid-19. O gestor intensificou a vacinação e testagem para detecção da doença, além de ter ampliado os serviços de saúde para a população maranhense.

Tiago Fernandes tem realizado o monitoramento constante da doença e promovido ações assertivas para controlar o avanço da pandemia, entre elas, a abertura de novos pontos de testagem e ambulatórios para tratamento da doença. 

Além do incentivo à vacinação contra a Covid-19, com ações na capital e no interior do estado, parcerias com a educação, empresas privadas e faculdades particulares. Como anunciando na redes sociais do gestor da Saúde, nesta sábado (16), acontece o Dia D da Vacinação contra a Covid-19 na Grande Ilha, que beneficiará a população de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Nos últimos meses as ações de saúde também foram ampliadas e descentralizadas em todas as regiões do Maranhão. Desde atendimentos odontológicos, exames preventivos, consultas médicas e triagem para as mais diversas cirurgias. Atualmente, a média de procedimentos cirúrgicos chega a seis mil procedimentos por mês.

Entre os serviços entregues por Tiago Fernandes estão o pacote de obras da saúde em Caxias, que contemplou o Hospital de Traumatologia e Ortopedia, Sorrir, a Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME) e a Policlínica; o Hospital Macrorregional de Açailândia; o Hospital da Criança de Presidente Médici; e a segunda etapa do Hospital da Ilha.

Vereadores de oposição cobram que Ministério Público suspenda cobrança de taxa de esgoto feita pela Águas de Timon

Os vereadores que compõem a base da oposição na Câmara Municipal de Timon estiveram na mamada desta sexta-feira, 15, na sede do Ministério Público do Maranhão, em Timon, para protocolar uma Notícia de Fato em que cobram que a taxa de esgoto e a taxa de ligação de esgoto cobrada pela empresa Águas de Timon de todos os usuários seja imediatamente suspensa, já que o serviço não é efetuado pela empresa.

O presidente da Câmara de Timon, vereador Uilma Resende, reforçou que a bancada de oposição busca junto ao Ministério Público uma solução para essa cobrança que ele classifica como abusiva. “A Notícia de Fato que protocolamos hoje pede a suspensão imediata das cobranças de ligação e da taxa de esgoto em Timon, uma vez que esse serviço não é prestado à população. E solicito ainda que o Ministério Público analise essas taxas que estão sendo impostas aos timonenses”, pontuou.

Além do vereador Uilma Resende, estiveram no Ministério Público os vereadores Amanda Pires, Ulysses Waquim, Neto Peças, professora Vanda, Kaká do Frigo Sá e Juarez Morais.

quinta-feira, 14 de julho de 2022 às 15:07

Coelho Neto: Prefeito Bruno Silva determina pagamento do piso salarial dos Agentes de Saúde e Endemias

O prefeito Bruno Silva assinou nesta quinta (14), a autorização para adequação do piso salarial dos Agentes de Saúde e Endemias de Coelho Neto.

Na oportunidade, o prefeito autorizou a secretaria de Saúde Josely Almeida, que a diferença referente aos meses de maio e junho fosse pago ainda hoje e o salário de julho já fosse pago com o novo valor.

“As duas categorias sabem do nosso respeito e valorização, tanto que pagamos o reajuste no início do ano, antes mesmo do Governo Federal repassar o recurso. Não há como fazer diferente, o respeito e valorização destes servidores, reforça nosso compromisso com a saúde do nosso município”, disse o prefeito.

Câmara conclui votação e PEC do piso salarial para enfermagem vai à promulgação

A Câmara dos Deputados concluiu na última quarta-feira (13) a votação da PEC (proposta de emenda à Constituição) que cria um piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiros. A proposta segue para promulgação.

O objetivo da PEC é dar segurança jurídica a um projeto de lei que prevê o piso salarial a esses profissionais.

O projeto cria um piso de R$ 4.750 para os enfermeiros. Técnicos em enfermagem receberiam 70% desse valor, e auxiliares de enfermagem e parteiras, 50%. De acordo com a proposta, o valor será corrigido anualmente com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Em suas redes sociais, o deputado Paulo Marinho Júnior (PL-MA), parabenizou e comemorou a aprovação em segundo turno desta PEC, de fundamental importância para a enfermagem, profissionais que atuam na linha de frente da saúde.

(Assessoria)

Brandão sanciona lei que reduz ICMS no Maranhão

O governador Carlos Brandão anunciou na noite desta quarta-feira, 13, que já sancionou a lei que reduz a alíquota de ICMS no Maranhão.

A medida abrange gasolina, energia elétrica, telefonia e internet.

A nova alíquota é de 18% (contra 28,5%, mais 2% de Fumacop antes da aprovação da nova legislação).

Segundo o deputado estadual Wellington do Curso (PSC), o preço do litro de gasolina deve baixar mais 60 centavos nos próximos dias. As informações são do Blog do Gilberto Léda.

quarta-feira, 13 de julho de 2022 às 11:46

Schnneyder participa de encontro com advogados timonenses

O pré-candidato a deputado estadual Schnneyder participou na noite de ontem, 12, de um encontro com diversos advogados timonenses, realizado no escritório da advogada Kamila Franco, em Timon. A advogada destacou a importância da categoria se unir e participar ativamente da política partidária do município.

“Nós, enquanto cidadãos e advogados militantes, sabemos da importância de participarmos ativamente das políticas partidárias do nosso município e do nosso estado. Somos conscientes que assim como a advocacia, a política também é um instrumento de transformação social”, destacou Kamila Franco.

A advogada ressaltou ainda que durante a reunião os advogados trataram junto com Schnneyder do projeto político para Timon e para o Maranhão. 

Schnneyder agradeceu o carinho recebido durante o encontro e reforçou que a política se constrói no diálogo do dia a dia. “Nosso projeto nasceu nas ruas e por isso tem a legitimidade para incluir todas as categorias profissionais em busca de melhorias para toda a sociedade. Agradeço ao apoio da advogada Kamila Franco e de todos que participaram dessa primeira reunião”, afirmou Schnneyder.